Fani Metais e seu
compromisso com
a sustentabilidade

Fabricar metais e acessórios sustentáveis depende de uma produção pautada por princípios que respeitam o planeta e as pessoas que o habitam, e a Fani se orgulha dos exemplos que já pode compartilhar.

Como a Fani aplica a sustentabilidade no dia a dia da fábrica?

Redução do consumo de água

Em nosso setor de galvanoplastia foi desenvolvida uma estação para tratar 100% da água utilizada, sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para reutilização.

Todos esses processos são certificados pelo IBAMA e pela CETESB. Essas certificações garantem que as atividades da empresa estejam em conformidade com as normas ambientais vigentes.

Para minimizar o desperdício de água, as torneiras dos banheiros da fábrica e da fundição possuem sensores de abertura/fechamento. Estes sensores permitem que a água seja liberada apenas quando necessário, o que contribui para a redução do consumo de água.

Reciclagem de materiais e redução do desperdício

Os metais e acessórios Fani são majoritariamente fabricados a partir de ligas de latão e cobre, metais não-contaminantes. Cerca de 30% são reutilizados graças à coleta de tudo que é gerado de cavacos e aparas no processo.

A Fani também compra sucatas de metal de parceiros recicladores para compor o volume coletado em fábrica e, com todo esse material, a empresa o destina para uma usina, que transforma cada remessa em uma barra que pode ser usada novamente na fundição.

Além disso, os pingos e até o pó de metal – sim, o pó! – varrido do chão da fundição, apesar de não voltarem para o processo produtivo da marca, são destinados à reciclagem – o que reforça a ideia de não desperdiçar nenhum resíduo de fábrica.

A retirada e a reciclagem de todo material que não é reutilizado na empresa, como a areia da fundição, por exemplo, são realizadas por parceiros. O mesmo ocorre com os produtos químicos contaminantes usados no processo do banho galvânico.

É importante ressaltar que esse banho é feito dentro do setor de galvanoplastia com infraestrutura e EPIs adequados, sempre com a supervisão de um profissional químico.

Amostra de cores - As amostras de cores para clientes da Fani são feitas de aparas de vergalhão e tubos de latão, que seriam descartados no processo de produção.

Caixa para transporte de peças - Ao invés de descartar as caixas quebradas, a empresa as envia de volta para o fornecedor, que pode reaproveitá-las ou reciclá-las.

Embalagens

As caixas da Fani possuem o selo FSC que é um indicativo de que a madeira utilizada na fabricação da caixa foi extraída de florestas manejadas de forma sustentável.

Os blisters são produzidos de PET PCR, trata-se de um processo no qual o plástico PET, comumente usado em garrafas, é reciclado após seu uso inicial, transformando-se em matéria-prima para a produção de novas embalagens, que após seu uso podem ser novamente recicladas.

Isso significa que a empresa está comprometida com a preservação do meio ambiente e com o uso responsável de recursos naturais e sustentáveis.

Redução no consumo de energia elétrica

Todas as lâmpadas utilizadas nos galpões de fundição, fabricação, estoque, distribuição e administrativo são modelos LED. As lâmpadas LED são mais eficientes do que lâmpadas incandescentes e fluorescentes, consomem menos energia e duram mais.

Tratamento de efluentes

Os fornos da empresa são de indução elétrica e toda a fumaça gerada na fundição passa por um lavador de gases, dispositivo capaz de remover os resíduos sólidos e não dispersar metais pesados na atmosfera. Esse material que fica no lavador de gases é seco, tornando-se apto para ser reutilizado por uma empresa parceira.