Misturador monocomando: como escolher o ideal para seu projeto?

Quando se fala em metais, não há como negar: o misturador monocomando é o máximo do luxo e elegância para cozinhas e banheiros. Mais do que praticidade, cada peça nesta categoria proporciona uma experiência diferenciada em design, acabamentos e funcionalidades.

Embora seja uma unanimidade do nosso setor, é importante conhecer bem as características deste tipo de metal antes de compra-lo para sua casa, pois é um produto que possui especificidades que precisam ser observadas para tirar o melhor proveito dele.

Neste post, o Blog da Fani reúne tudo o que você precisa saber misturador monocomando! Vem com a gente:

Misturador Monocomando de Mesa 6877 C800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

O que é um misturador monocomando?

O misturador monocomando é um tipo de metal utilizado em cozinhas, banheiros e lavabos que possui apenas um volante para controlar a vazão de água. É a partir deste comando único que você vai ajustar a mistura entre a água quente e a fria com muita facilidade.

Essa comodidade é um diferencial porque, assim, você garante que a água fique na temperatura que você mais gosta ou precisa para aquele momento. Fica muito mais intuitivo e confortável para lavar louças, alimentos e utensílios ou nas rotinas de higiene e autocuidado.

O design de um misturador monocomando é muito mais atraente, elegante e imponente do que os modelos convencionais, até porque os monocomandos trazem funcionalidades adicionais, principalmente na categoria conhecida como gourmet.

Por exemplo, alguns modelos trazem componentes como a bica flexível enquanto outros possuem ducha retrátil e flexível, o que dá ainda mais liberdade na hora de direcionar o jato d’água. A maioria dos modelos também permite mudar o tipo de jato, alternando entre concentrado e ducha. Saiba mais sobre os modelos gourmet no vídeo abaixo:

Qual é a diferença entre o misturador monocomando para outros metais?

A principal diferença entre um misturador monocomando e outros tipos de metais é a presença de um único comando para mistura entre a água quente e a fria. Uma torneira convencional, por outro lado, vai trabalhar apenas com a água na temperatura fornecida pelo sistema hidráulico do imóvel.

É importante ressaltar que, no mercado de metais e acessórios, também existe o misturador com duplo comando, aquele em que normalmente a bica da torneira está posicionada entre dois volantes de acionamento, cada um deles trabalhando com uma temperatura de água.

Por conta disso, o mercado costuma distinguir todos esses modelos com os nomes torneiras (convencionais), misturadores com duplo comando e misturadores monocomando (ou apenas monocomando), portanto, agora você já sabe do que se tratam quando encontrar essas nomenclaturas! Se ainda não está claro, o vídeo abaixo vai eliminar todas as dúvidas:

Como escolher o misturador monocomando ideal?

Para escolher um misturador monocomando ideal para a sua casa, não basta escolher um modelo bonito, que se encaixe perfeitamente com o estilo de decoração do ambiente e com as suas necessidades do dia a dia. É preciso ir além!

Analise o local em que será instalado o produto, certificando-se que a bancada, a distância entre o ponto de fixação e a parede ou armários e as instalações hidráulicas comportam esse tipo de metal, que normalmente é mais robusto e precisa de mais espaço ao redor para funcionar bem.

No caso específico dos modelos de banheiro, também é preciso considerar o tipo de cuba, pois os diferentes modelos de louça (embutir, apoio, sobrepor ou semiencaixe) influenciam na escolha do metal – e vice-versa. Por isso existem no mercado modelos de bica alta, média e baixa, de modo a abranger todos os cenários de cuba. Clique aqui para saber mais sobre essas combinações. Vale também assistir o vídeo abaixo:

Feita essa análise inicial sobre o local de instalação, o próximo passo é se certificar que a sua casa ou apartamento oferece as melhores condições de temperatura e pressão d’água para o bom funcionamento deste tipo metal.

Acreditamos que a experiência só será completa se você tiver um sistema de aquecimento de água no imóvel, seja ele qual for. Cá entre nós: faz sentido investir mais em um metal top se você não pode usufruir justamente do benefício de misturar a água quente e fria?

Caso você não tenha esse sistema já instalado, avalie se não é possível adquirir um aquecedor elétrico compatível com a torneira escolhida. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios dessa peça sem precisar fazer uma grande intervenção hidráulica.

Além do aquecimento, a pressão é outro fator que exige muita atenção. Veja na embalagem do produto quais são as indicações sobre a pressão mínima – geralmente especificada em metros de coluna d’água (m.c.a.) – saiba mais sobre isso neste post e no vídeo abaixo:

Se você seguir esse passo a passo prévio, a chance de errar na escolha do misturador monocomando serão remotas. Com as opções que a Fani oferece para cozinhas e banheiros então, fica ainda mais fácil! CLIQUE AQUI e escolha o seu misturador monocomando favorito!