Decoração sustentável: dicas Fani e inspirações
Índice
ToggleVocê sabia que ter uma decoração sustentável pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e também salvar o planeta? Parece algo muito complicado, mas pode ser mais fácil do que você imagina.
Ser sustentável implica em mudança de hábitos, práticas e métodos. Isso requer disciplina e consciência, mas por outro lado, não pode ser simplesmente uma obrigação. É preciso encontrar, também, prazer, bem-estar e conforto nesse novo caminho.
A arquitetura e a decoração são essenciais na assimilação dessas mudanças. Ao fazerem uma leitura apurada da realidade, elas nos entregam soluções que também induzem o futuro do morar.
No post de hoje do Blog da Fani, vamos listar as vantagens de se ter uma decoração sustentável em casa. Também vamos apresentar alguns exemplos práticos para você começar esse novo ciclo. Vamos nessa?
Decoração sustentável: quais são as vantagens?
A sustentabilidade é a única alternativa para viabilizar a nossa existência em um futuro próximo. Ter uma decoração sustentável, por si só, já é um benefício que justifica a sua existência, mas sabemos que pode não ser o bastante para algumas pessoas.
Infelizmente, muitas das soluções ecologicamente corretas ainda não atingiram escala industrial. Neste momento, elas ainda exigem um investimento inicial mais elevado, o que acaba direcionando as vantagens a uma ideia de valor que ainda não está consolidada em ganhos financeiros.
Esse é um modo de ver as coisas excessivamente focado no presente. A cada ano que passa, mais soluções sustentáveis surgem, e a partir do momento que a demanda por elas cresce, o investimento inicial tende a cair.
A arquitetura e a decoração, felizmente, não podem se dar ao luxo de apenas considerar o que os moradores gostam e precisam no presente. Os projetos precisam ser viáveis e funcionais por muitos anos.
Além do elevado valor agregado, uma decoração sustentável valoriza o imóvel sob diferentes perspectivas. Isso tende a fazer você e o seu investimento se sobressaírem em um mercado de compra e venda de imóveis muito concorrido.
A decoração sustentável acaba sendo uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que entrega valor, também pode proporcionar conforto e bem-estar aos moradores à medida que surgem soluções mais eficientes.
Na prática, como aplicar a decoração sustentável?
Hoje, felizmente, existem diferentes formas de se aplicar uma decoração sustentável. A começar pela especificação de produtos cujas matérias-primas são ecologicamente corretas, seja pela certificação, seja pelo fato de serem recicladas ou recicláveis.
A especificação de produtos sustentáveis é um diferencial sobretudo em edificações que visam obter certificações verdes, como a LEED, conferida pelo Green Building Council.
Também é possível aplicar soluções mais ecológicas e que aumentam a qualidade de vida na arquitetura desde a especificação, ainda no escopo do projeto. Sistemas alimentados por energia solar, torneiras com filtro ou com fechamento automático, automatização dos circuitos de iluminação, entre outros.
O desenho, o layout e até mesmo as cores também podem contribuir neste aspecto. Ambientes internos aproveitam melhor a luz e a ventilação natural com janelas maiores e cores claras nos acabamentos, tornando-se mais econômicos e motivadores.
Por se tratar de um assunto tão importante para o futuro do planeta, é fundamental ficar atento às novidades do décor que se relacionam à sustentabilidade. Ao escolher um produto para a sua casa, pesquise se aquela marca tem investido em soluções mais eficientes e sustentáveis!
Fani e decoração sustentável: tudo a ver!
Fabricar metais e acessórios para uma decoração sustentável depende de uma produção pautada por princípios que respeitam o planeta e as pessoas que o habitam. Parece uma questão óbvia e simples, mas infelizmente, nem todos pensam assim.
Os dias atuais impuseram uma grande dose de realidade para quem ainda acredita que os recursos naturais nunca vão acabar, e a Fani tem orgulho de se destacar na economia circular ao longo das últimas décadas.
No setor de Galvanoplastia, por exemplo, a Fani desenvolveu uma estação para tratar 100% da água utilizada – sendo que mais da metade (60%) retorna ao sistema para ser reutilizada. Todos esses processos estão certificados pelo IBAMA e pela CETESB.
Os metais e acessórios da marca são majoritariamente fabricados a partir de ligas de latão e cobre, metais não-contaminantes. Cerca de 30% são reutilizados graças à coleta de tudo que é gerado de cavacos e aparas no processo.
A Fani também compra sucatas de metal de parceiros recicladores para compor o nosso volume coletado em fábrica e, com todo esse material, a empresa o destina para uma usina, que transforma cada remessa em uma barra que pode ser usada novamente na fundição.
Além disso, os pingos e até o pó de metal – sim, o pó! – varrido do chão da fundição, apesar de não voltarem para nosso processo produtivo, são destinados à reciclagem – o que reforça a ideia de não desperdiçar nenhum resíduo de fábrica.
A retirada e a reciclagem de todo material que não é reutilizado na empresa, como a areia da fundição, por exemplo, são realizadas por parceiros. O mesmo ocorre com os produtos químicos contaminantes usados no processo do banho galvânico.
Todos os produtos químicos são comprados de empresas certificadas pelos órgãos governamentais responsáveis e ficam encarregadas pela entrega e, posteriormente, a retirada das bombonas (tambores) contaminadas para um descarte adequado.
Os fornos da empresa são de indução elétrica e toda a fumaça gerada na fundição passa por uma espécie de “lavador de gases”, dispositivo capaz de remover os resíduos sólidos e não dispersar metais pesados na atmosfera, tornando-se um material apto para a reutilização por uma empresa parceira.
Soluções da Fani para esse tipo de decoração
A Fani possui diversas soluções em seu portfólio para fazer uma decoração sustentável, desde produtos que contribuem com a economia ou a purificação de água até o uso de embalagens ecologicamente corretas.
A Linha Fanimatic, por exemplo, é composta por torneiras de mesa e de parede com sistema de fechamento automático temporizado. Esse mecanismo permite uma economia de até 70% de água se comparado às torneiras convencionais.
Já a nova torneira com filtro 1880 380 da Fani, além de purificar a água com o elemento filtrante totalmente oculto sob a bancada, é distribuída em uma embalagem mais ecológica. O “berço” que acomoda o metal é feito em polpa moldada, obtida a partir da separação das fibras de aparas de jornal.
A Linha Flex 99 também é exemplo no que se refere a embalagens mais ecológicas, já que os metais da linha são embalados em blisters feitos de PET PCR, material plástico já reciclado e 100% reciclável no futuro.
O que achou destas dicas e soluções da Fani para aplicar a decoração sustentável no seu dia a dia? Não acabamos por aqui: confira no vídeo abaixo outras dicas para aplicar a sustentabilidade nos projetos de interiores:
O que você faz para tornar os seus projetos mais conscientes em relação às pessoas e ao planeta? Compartilhe conosco nos comentários.
Copyright © Fani 2024 – Desenvolvido por: