Principais tendências para arquitetura em 2023
Índice
ToggleTendências para arquitetura em 2023
Com o final deste ano cada vez mais próximo, é comum que o clima de retrospectiva tome conta da rotina, seja na internet, na televisão e até mesmo nas conversas com os familiares e amigos no dia a dia.
Conquistas pessoais e profissionais, surpresas pelo caminho, acontecimentos históricos ao longo de 2022 – tudo volta à tona com a virada de mais um ciclo e nos faz refletir, principalmente, sobre as mudanças.
Transformações não só fazem parte como são uma constante em todos os segmentos da vida. Com elas, as prioridades, gostos e necessidades se alteram de acordo com o contexto em que estamos inseridos.
Se valem para todos os segmentos da vida, na arquitetura e decoração, não poderia ser diferente. Com a chegada de um novo ano, é necessário pensar e, principalmente, se planejar para o que nos aguarda dentro do conceito de “novo morar”.
Durante os últimos doze meses, trouxemos aqui no Blog da Fani as principais novidades do segmento, de estilos de decoração às novas soluções em metais e acessórios, além de tendências e demandas do mercado.
Porém, não poderíamos encerrar por aqui; é preciso ir além: pensando nisso, separamos neste artigo as principais tendências de arquitetura e decoração que já são consenso para 2023. Vem com a gente!
Estilo Comfy: bem-estar e aconchego
O estilo Comfy surgiu na moda com a premissa de valorizar aquelas roupas que oferecem mais conforto e fazem você se sentir bem, ou seja, busca dar protagonismo ao bem-estar.
Na decoração, a ideia central desta proposta é a mesma aplicada ao vestuário: de nada vale peças bonitas e luxuosas se eles não oferecerem uma melhor qualidade de vida para você. No mínimo, precisam proporcionar conforto.
Para aumentar a percepção de conforto dentro do lar, almofadas, tapetes, travesseiros, lençóis e roupas de cama generosos e macios não podem faltar. O visual da madeira é uma boa pedida nos acabamentos, pois é um elemento que transmite sensações de acolhimento e aquecimento nos ambientes.
Para a paleta de cores, aposte nos tons neutros, pastel e terrosos, capazes de criar uma atmosfera mais relaxante e convidativa para momentos em família ou até mesmo de introspecção.
Por fim, os pequenos prazeres também devem ser levados em conta. Lavar louça no frio com a água gelada, por exemplo, não é nem de longe uma sensação boa. Por isso, vale a pena considerar a ideia de contar com um misturador ou monocomando na cozinha e desfrutar de uma água aquecida o ano todo.
A mesma ideia se aplica na hora do banho. Que tal investir uma boa ducha em 2023 para poder aproveitar todos os benefícios de um banho relaxante e agradável, recarregando as energias para os desafios que vêm por aí?
Veja mais sobre essa tendência aqui: conheça o estilo Comfy!
Resgate da natureza, design biofílico e móveis curvos
Com as rotinas agitadas e as pessoas passando cada vez mais tempo em espaços fechados, cresce entre arquitetos e designers a valorização de um décor que resgate o contato humano com a natureza.
Este pensamento representa o conceito do “design biofílico”, que defende uma maior proximidade das pessoas com o que há de natural para que, assim, possam conviver com mais saúde e bem-estar.
Nesta proposta, além de incluir plantas na decoração, utilizar elementos naturais no acabamento do mobiliário e revestimentos são passos importantes para garantir o efeito biofílico. Confira no vídeo abaixo:
Design Biofílico: contato com a natureza dentro de casa
Veja mais sobre o design biofílico clicando aqui.
Nos móveis, metais e peças decorativas, as formas orgânicas são ótimas apostas para valorizar essa tendência. Mesas, bancadas e armários curvos devem permanecer em alta em 2023.
Nas cozinhas, banheiros e lavabos, por exemplo, metais e acessórios com formas sinuosas podem ser ótimas opções. A Fani conta com diversas linhas com essa característica de desenho – e um exemplo arrebatador é a Linha Elo 480, perfeita para ambientes mais acolhedores e cheios de personalidade.
Arquitetura sustentável
Como você já deve ter percebido, as tendências que listamos até aqui vão de encontro à preocupação de obter a melhor qualidade de vida possível dentro do lar. Dessa forma, não há como falar em bem-estar sem se preocupar com o planeta e com as pessoas.
Para garantir uma decoração mais sustentável e reduzir danos, é muito importante desenvolver uma consciência ambiental na hora de comprar novos produtos, certificando-se que a marca em questão de fato trabalha a favor da causa e apresenta responsabilidade ambiental em todo o processo produtivo – veja como a Fani aplica a sustentabilidade em seus processos administrativos e produtivos.
Para isso, além de verificar se o produto apresenta todas as certificações e licenças necessárias, vale se preocupar com a vida útil daquela peça. Itens de má qualidade tendem a durar menos e logo são descartados, gerando mais lixo e contribuindo para a poluição.
Soluções que otimizam e racionalizam o consumo também são muito pertinentes, uma vez que impactam diretamente na economia de recursos, como na conta de água e luz, por exemplo.
Na Fani, a sustentabilidade é um compromisso definitivo, presente em todas as tomadas de decisões da empresa. Além disso, você encontra diversas tecnologias da marca que podem contribuir para a economia. Veja mais no vídeo abaixo:
O que achou dessas tendências que listamos para 2023? Acha uma boa aplicar dentro de casa? E fique tranquilo(a), ao longo do próximo ano, continuaremos trazendo todas as principais novidades do universo da decoração e arquitetura. Fique com a gente e até lá!
Copyright © Fani 2024 – Desenvolvido por: