Entenda como o Mix de Produtos pode ser um diferencial para a sua loja
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Em um mercado cada vez mais competitivo entre os distribuidores, definir o diferencial é de suma importância no planejamento estratégico da sua loja, sobretudo para se destacar à concorrência.
Muitos acreditam que é possível criar esta vantagem competitiva somente na oferta de novos produtos, o que por si só é algo muito interessante, mas que por outro lado, isoladamente, fica muito suscetível às variações de tendências e modismos do mercado.
Acreditamos que o diferencial no nosso segmento está atrelado ao desenvolvimento de um portfólio longevo e consistente, um mix composto por produtos diversificados e coerentes com os gostos e as necessidades do seu público-alvo.
Se você está planejando uma loja de acabamentos ou quer ajustar a rota da sua, preparamos este post para você! Quer saber por que um mix de produtos pode tornar um ponto de venda um verdadeiro ‘case de sucesso’? Então vem com a gente:
Por que o mix de produtos é importante para a sua empresa?
A essa altura, um comerciante experiente bem sabe que as vendas não acontecem por acaso. Por muito tempo, as indústrias e o comércio em geral, sobretudo no apogeu do fordismo e da massificação dos bens de consumo, preocupavam-se somente com o produto que concebiam, pouco importando o que desejava o consumidor.
Esse conceito pode ter perdurado por muito tempo, mas recentemente, o consumidor passou a ser percebido – e a se perceber – como a peça mais importante da engrenagem nas relações de produção e consumo. Fatores antes tidos como essenciais, com menor preço ou qualidade, não podem mais ser avaliados sozinhos.
Hoje, mais do que conquistar um cliente, é preciso satisfazê-lo para que esta relação se torne duradoura e fidelizada. É trabalhoso, demanda investimento e pode demorar a surtir efeito. Mas é melhor do que relegar tudo ao acaso.
Em relação à arquitetura e decoração, a variedade de opções de escolha é um grande diferencial, por isso acreditamos que a construção de um mix de produtos é imprescindível no planejamento do ponto de venda.
Cada projeto, seja ele assinado por arquitetos e designers de interiores ou pequenas reformas tocadas pelos próprios moradores, deve ser entendido como único em gostos e necessidades, o que vai implicar em escolhas personalizadas e nem sempre enquadradas nas escolhas clássicas do setor.
No segmento de metais e acessórios, por exemplo, cada vez mais consumidores estão buscando opções coloridas, o que não decreta o fim à tradicional versão cromada, mas coloca em xeque quem aposta todas as fichas nela.
Ao ampliar o alcance de escolhas do seu negócio, aumentam as chances de o cliente perceber o seu comércio como um local versátil, completo, dotado de tudo que ele precisa – ou pode precisar – em relação àquela categoria de produtos.
Dicas para definir o mix de produtos ideal para sua loja
Equilíbrio é a palavra-chave de um mix de produtos campeão. Não é preciso ter um pouco de tudo, nem muitas coisas de um item só – é preciso ter o que o seu cliente precisa, mas você sabe responder a essa pergunta?
Pegando o gancho do parágrafo anterior, da mesma forma que apoiar a construção do seu mix de produtos pensando nas demandas atuais e futuras é uma boa saída, também é prudente não ser generalista demais.
Escolha atentamente quais itens vão compor este mix, alinhados sobretudo com a observação e a análise precisa do público-alvo só da loja, mas também do perfil dos habitantes e das pessoas que circulam pela região em que ela está inserida.
Observe o seu cliente! É um processo que demanda investimentos na coleta, processamento e armazenamento de dados, mas gera informações valiosas que, devidamente analisadas, vão lhe dar subsídios sobre o comportamento de compra, ajustando o seu mix para que seja coerente com esses hábitos.
Desenvolva, também, a habilidade de analisar e antecipar movimentos de mercado e da concorrência, perguntando-se sempre quais seriam as oportunidades e também as ameaças, bem como as forças e as fraquezas do seu negócio.
Invista em um bom time de vendas, já que o bom atendimento – não só em simpatia, mas ao demonstrar conhecimento sobre as soluções que oferece – tem influência direta na decisão de compra do consumidor e na reputação do seu comércio.
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Agora que você já sabe o que precisa fazer para construir um mix de produtos que pode se tornar o grande diferencial do seu negócio, é hora de conhecer um parceiro que vai lhe entregar produtos confiáveis, alto padrão de qualidade e design e, principalmente, variedade de opções!
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