Cozinha estilo shaker: decoração com charme de fazenda
Índice
ToggleMisturador de mesa 1256 BK702 Linha Living Clássica 702 - Fani
A vida no campo tem seus encantos. Para muitas pessoas que vivem a rotina intensa e acelerada das grandes metrópoles, poder desfrutar de uma casa de campo com todo o aconchego e típico charme da fazenda é um verdadeiro sonho. Foi a partir das sensações de tranquilidade, vida prática e ritmo desacelerado que as casas de campo inspiraram uma tendência que vem ganhando cada vez mais destaque em projetos de interiores: o estilo shaker.
Partindo de princípios como a simplicidade, valorizando as linhas retas e a pouca ornamentação, esse conceito é perfeito para quem busca criar a atmosfera do campo dentro de casa.
Para te ajudar a entender melhor e aplicar essa tendência, neste artigo do Blog da Fani selecionamos as principais dicas para criar uma cozinha estilo shaker. Vem com a gente!
Características e origem do estilo shaker
Com origem em uma comunidade religiosa norte-americana do século XVIII, os “Shaking Quakers”. O estilo shaker carrega os principais fundamentos que o grupo acreditava e defendia: simplicidade e funcionalidade.
No design, o mobiliário produzido inspirado nesse estilo é marcado pelas linhas retas e pelo pouco uso de ornamentação. Priorizando o aspecto bruto e o acabamento natural nas peças.
A estética clássica e colonial torna a tendência shaker altamente aplicável em projetos que apreciam o visual do campo. Como casas de fazendas, chácaras ou sítios, ganhando destaque, principalmente, na cozinha.
Veja também: como decorar uma cozinha com estilo industrial!
Torneira de mesa 1167 C42 Linha Íris 42 – Fani
Paleta de cores e materiais para uma cozinha shaker
Por valorizar a simplicidade, essa proposta de decoração aposta em materiais naturais, com destaque para a madeira. Por isso, um dos grandes protagonistas da cozinha shaker é a marcenaria clássica.
Como não se prende a ornamentos, objetos decorativos não são a prioridade desse conceito. Sendo assim, os próprios utensílios da cozinha devem agregar mais personalidade ao projeto.
Por exemplo, organizar panelas, copos e talheres sobre uma bancada, pendurá-los ou distribuí-los em nichos e prateleiras pode adicionar mais estilo ao décor.
Para a paleta de cores, a aposta deve ser em tons neutros como o branco, bege e cinza ou nos tons como o verde, marrom e rosa, que complementam a atmosfera de natureza no ambiente.
A fim de aumentar a atmosfera da fazenda na cozinha, você pode usar peças que apresentam aspecto rústico. Luminárias com estilo de celeiro e móveis com acabamento de madeira em seu estado natural são ótimas opções.
Para os metais e eletrodomésticos, aposte em peças com tonalidades foscas, sem brilho. Nas torneiras e misturadores uma boa dica é investir nas linhas da Fani que apresentam opções em acabamento bruto (B) ou preto fosco (BK)!
Já conhecia esse estilo de decoração? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir a grande variedade de linhas da Fani que contam com um acabamento mais rústico clicando aqui!
Copyright © Fani 2024 – Desenvolvido por: