Estilos de decoração de interiores: conheça os principais
Índice
ToggleDecorar a casa é sempre um momento especial. Seja para renovar o visual do lar, seja para criar um projeto do zero, o primeiro passo é escolher, entre tantos estilos de decoração de interiores, aquele que seja o seu favorito e mais se adeque às necessidades do ambiente.
Estilo industrial, minimalista, rústico e contemporâneo costumam ser os queridinhos dos profissionais de arquitetura e designer de interiores – e nunca saem de moda. No entanto, cada proposta tem seus diferenciais e exigências específicas. O que torna muito importante definir, com muito cuidado, qual será aplicada no seu projeto.Para te ajudar neste desafio, neste artigo do Blog da Fani, vamos explicar todas as características de todos esses estilos de decoração de interiores. Você saberá o que levar em conta antes de escolher, a paleta de cores e como aplicá-los da maneira correta na cozinha.
Preparado? Então vem com a gente conferir os diferentes estilos de decoração de interiores:
Estilo de decoração de interiores: industrial
As cozinhas no estilo industrial ganharam grande destaque, principalmente entre os mais jovens. O grande diferencial desta proposta é acrescentar uma atmosfera mais urbana e despojada dentro de casa, mas sem deixar de prezar pela funcionalidade do ambiente.
Preto, branco, diferentes tons de cinza, marrom e bege são as principais cores que o estilo de decoração industrial transita. Nesta proposta, as cores metalizadas, como o dourado e o acobreado, também têm espaço.
Para revestir as paredes, uma dica é apostar em revestimentos clássicos como os famosos azulejos de metrô (subway tiles) e os ladrilhos hidráulicos – não necessariamente os originais, já que há opções mais baratas e mais fáceis de se manter que reproduzem este visual.
Os itens de uma cozinha industrial costumam ser simples, mas de visual marcante. Peças e detalhes em cores foscas, acabamentos brutos ou envelhecidos são as principais opções em acabamentos para atrair o olhar nesse estilo.
As linhas da Fani que melhor se encaixam com o estilo industrial são a Living 700 e a Living Clássica 702, que combinam um design jovial e irreverente.
Uma alternativa para cozinhas, além das vigas e tubulações aparentes, é utilizar prateleiras vazadas e suportes para utensílios e panelas fixados nas paredes. Além de combinar perfeitamente com a decoração, essa solução irá conferir mais praticidade no dia a dia.
Saboneteira de Parede 4100 CH185 Linha Lunna 185 – Fani
Estilo minimalista
O minimalismo prega a reflexão sobre o que realmente é necessário e agrega conforto. Sendo assim, para aplicar o estilo minimalista na decoração, o maior desafio é praticar o “menos é mais”.
Um estilo de decoração de interiores minimalista busca unir estética à funcionalidade de uma forma muito mais racional. Móveis multifuncionais como bancos com baú, gavetas organizadoras e marcenaria sob medida, por exemplo, são perfeitos para esta proposta.
Para criar uma atmosfera mais leve no ambiente, a paleta de cores preferida no estilo minimalista valoriza tons neutros e cores claras, uma vez que essas nuances estimulam a sensação de tranquilidade.
Em espaços pequenos, os benefícios das cores neutras como o branco, creme, cinza e bege são ainda mais perceptíveis: elas provocam o efeito visual de amplitude no cômodo, principalmente quando combinadas a uma boa iluminação natural e superfícies de tonalidade média ou clara.
Outra excelente aposta é a clássica combinação entre preto e branco. Neste caso, explore o branco na maior parte do ambiente e o contraste do preto em peças menores e pontos de destaque do projeto.
Estilo de decoração de interiores: rústico
A decoração rústica busca evidenciar os materiais e as superfícies em seu estado mais simples e natural, deixando de lado os acabamentos refinados típicos dos produtos industrializados.
Muitas pessoas associam esse estilo ao retrô ou vintage, o que faz algum sentido se olharmos sob o ponto de vista dos materiais utilizados nos objetos de decoração. No entanto, o estilo rústico é atemporal e depende principalmente do tipo de acabamento dado à peça.
Antes de optar por este estilo, leve em conta o investimento: projetos rústicos costumam demandar um investimento maior tanto de início quanto na manutenção, já que a resistência das peças costuma ser menor pela naturalidade e rusticidade do acabamento.
Acertar no tipo de revestimento é fundamental para ser efetivo neste visual. A madeira pode ser uma grande aposta. Você pode também utilizá-la para os armários, mesas e todo o restante do mobiliário. Os tijolinhos aparentes também são ótimas escolhas para a parede.Nos metais e acessórios, você pode optar pelo acabamento bruto (identificado pela sigla B) presente em alguns produtos da Fani ou optar por linhas inspiradas neste estilo. Clique aqui e conheça todos os metais e acessórios da Fani neste acabamento.
Estilo de decoração de interiores: contemporâneo
Se fosse possível resumir a arquitetura contemporânea em uma palavra, ela seria: pluralidade. Essa corrente reúne diferentes estilos, referências e conceitos de uma maneira criativa e, sobretudo, experimental.
Sendo assim, o movimento contemporâneo busca novas interpretações para estilos já existentes, incluindo novas técnicas e tecnologias para criar um olhar diferente aos elementos tradicionais.
Valorizar a liberdade criativa, o conforto, a funcionalidade e a sustentabilidade são pautas sempre presentes na arquitetura contemporânea, uma vez que esses temas se conectam intimamente com a sociedade nos dias de hoje.
As recentes tendências observadas entre os arquitetos contemporâneos são a valorização da iluminação e ventilação natural por meio de grandes janelas; ambientes integrados e a priorização de elementos, objetos, itens construtivos e decorativos que não agridem o planeta e contribuem com a melhora da qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
Buscar e desenvolver soluções que reduzem o impacto ao meio ambiente e incentivam um estilo de vida mais sustentável está no centro das preocupações da arquitetura contemporânea.
Para isso, é necessário refletir além das ações no dia a dia, como também se preocupar com a origem e forma como são feitos os produtos que consumimos e utilizamos em projetos, bem como o retorno destes materiais ao ciclo produtivo por meio da reciclagem e destinação correta de resíduos sólidos. Quer saber mais sobre arquitetura sustentável? Veja mais detalhes aqui.
Já conhecia todos esses estilos de decoração de interiores? Comente aqui qual mais combina com a sua personalidade!Agora que você já sabe como definir qual deles é o melhor para o seu projeto e os principais truques para aplicá-los da maneira correta. Aproveite para conferir todo o portfólio de metais e acessórios da Fani para sua cozinha ou banheiro em nosso site!
Copyright © Fani 2024 – Desenvolvido por: