Benefícios da arquitetura sustentável
Índice
ToggleDiante da disponibilidade limitada dos recursos naturais e do impacto que a falta deles traria sobre a vida humana, o desenvolvimento sustentável é o único caminho possível para viabilizar a sobrevivência na Terra em um futuro não tão distante.
Mudar hábitos, práticas e métodos requer disciplina e consciência, elementos que nem sempre vão caminhar juntos se não forem incentivados por diferentes áreas, sob o risco de se tornarem apenas boas ideias que nunca saem do papel.
Acreditamos que a arquitetura é fundamental para assimilação destas mudanças. Sempre foi uma profissão eficaz na leitura da realidade, interpretando o contexto em soluções que também induzem o futuro do morar. Mais uma vez, a profissão será muito importante para acelerar a transição verde que o nosso planeta tanto precisa.
No post de hoje do Blog da Fani, vamos apresentar as vantagens de atrelar a sustentabilidade à arquitetura e a importância desta área para a sociedade, além de exemplificar algumas aplicações práticas. Vamos nessa?
Sustentabilidade na arquitetura: quais as suas vantagens?
Sendo a única alternativa para viabilizar a nossa existência em um futuro próximo, aplicar a sustentabilidade à arquitetura por si só já é um benefício que justifica a sua existência, mas sabemos que pode não ser o bastante.
Infelizmente, muitas das soluções ecologicamente corretas ainda não atingiram escala industrial e exigem um investimento inicial mais elevado, o que acaba direcionando as vantagens a uma ideia de valor que ainda não está consolidada em ganhos financeiros.
Trata-se de um recorte excessivamente focado no presente, pois a cada ano que passa, mais soluções sustentáveis serão requeridas, e a partir do momento que a demanda muda, a oferta precisa acompanhar este movimento – o que costuma ser brusco e você, certamente, não quer ficar pelo caminho tendo de correr atrás do ignorou por anos e anos.
A arquitetura, felizmente, não pode se dar ao luxo de apenas considerar as necessidades do presente. Os projetos precisam ser viáveis e funcionais por muitos anos até a precisarem de um upgrade, e é por isso que a área já abriu uma janela muito oportuna para aplicação dos conceitos de sustentabilidade.
Além do elevado valor agregado, já que ser bem avaliado em práticas sociais, ambientais e corporativas reforça a imagem e a reputação das organizações, imergir neste universo, desde já, vem se tornando um diferencial competitivo, uma maneira racional de se sobressair em um mercado muito concorrido.
A arquitetura sustentável acaba sendo uma via de mão dupla, beneficiando tanto vocês, profissionais de arquitetura e design de interiores, tal como demonstramos acima, como também seus clientes.
Soluções que otimizam e racionalizam o consumo, por exemplo, impactam diretamente na economia de recursos, como na conta de água (ver vídeo abaixo) e luz, por exemplo. Inevitavelmente, aumenta a sensação de satisfação com o serviço de projeto prestado, o que amplia a chance do seu trabalho ser indicado para mais e mais pessoas.
Neste momento, a tecnologia presente nos metais pode ser uma grande aliada. Para ir além e oferecer um produto sustentável, capaz de gerar uma redução no gasto de água e nos valores da conta, uma excelente opção pode ser incluir as peças da linha Fanimatic no projeto, que contam com fechamento automático temporizado, resultando em até 70% na economia de água.
Importância da arquitetura na sociedade
Sustentabilidade, ao contrário do que muitas pessoas ainda podem pensar, não se resume a somente preservar o meio ambiente. É um aspecto importante deste conceito, mas não o único. Exige também cuidados e boas práticas sociais e corporativas.
Incorporar ações sustentáveis, portanto, requer esforços coletivos convergindo para melhorar a qualidade de vida no planeta enquanto otimiza, minimiza e racionaliza o desenvolvimento econômico e social.
A história da arquitetura é uma fonte valiosa que prova como o arquiteto é um profissional que promove bem-estar por meio das edificações planejadas não só para atender gostos e necessidades pessoais, mas cumprir funções sociais e ambientais.
Ao planejar o morar do futuro, os projetos arquitetônicos vão ditar o viver das próximas décadas, direcionando a sociedade a pensar e agir, a partir do exemplo praticado em sua própria casa, estilos de vida saudáveis e ecológicos.
Na prática, como aplicar a arquitetura sustentável?
Hoje existem diferentes formas de se aplicar a sustentabilidade na arquitetura, a começar pela especificação de produtos cujas matérias-primas são ecologicamente corretas, seja pela certificação, seja pelo fato de serem recicladas ou recicláveis.
A especificação de produtos sustentáveis é um diferencial sobretudo em edificações que visam obter certificações verdes, como a LEED, conferida pelo Green Building Council.
Também é possível aplicar soluções mais ecológicas e que aumentam a qualidade de vida na arquitetura por meio da previsão e especificação, ainda no escopo do projeto, de sistemas de geração de energia solar, torneiras purificadoras (ver vídeo abaixo) ou com fechamento automático, automatização dos circuitos de iluminação, entre outros.
O desenho, o layout e até mesmo as cores também podem contribuir neste aspecto, já que ambientes que aproveitam melhor a luz e a ventilação natural, por meio de janelas maiores e cores claras nos acabamentos, são mais econômicos.
Por se tratar de um assunto tão importante para o futuro da arquitetura, é fundamental ficar atento às produções científicas, acadêmicas e industriais que relacionam a sustentabilidade à área, o que pode ajudar a encurtar o caminho entre a teoria e a prática.
O que achou destas dicas para aplicar a sustentabilidade no seu dia a dia enquanto profissional de arquitetura e design de interiores?
O que você faz para tornar os seus projetos mais conscientes em relação às pessoas e ao planeta? Compartilhe conosco nos comentários:
Copyright © Fani 2024 – Desenvolvido por: